Técnica-MúsicaMais

Sala de Gravação

Sala de gravação



Passaro observador

Passaro observador
Pré Produção

Wandinho Nonato

Wandinho Nonato
Um dos Nossos Produtores

Gravando pássaro observador.

Gravando pássaro observador.

Passaro observador

Passaro observador
Samaba de qualidade

terça-feira, 9 de junho de 2009

Sobre audição

Uma tarefa difícil?


Ter conhecimento para tomar decisões sobre casos de perda auditiva e como aproveitar melhor as soluções disponíveis parece ser uma tarefa difícil. A tomada de decisões em relação a você ou a alguém que você ama será mais fácil se você entender mais sobre audição. As próximas páginas foram feitas para ajudar você a entender como a audição funciona, o que você pode fazer e como encontrar respostas a questões freqüentes sobre perda auditiva.

A audição é um dos seis sentidos. Mesmo antes de um bebê nascer, ainda no ventre de sua mãe, ele já responde a estímulos de som. Sua habilidade para ouvir evoluiu ao longo de anos. É um processo complexo de descoberta dos sons e aplicação dos significados
dentro do mundo ao seu redor.

Ouvido e Audição

Os acordes agradáveis vindos de um som de jazz em uma noite tranqüila. O alto e perfurante som agudo das sirenes despertando você de um sono profundo. Os sons estão por toda a parte. Alguns são suaves e agradáveis, outros são altos e perturbadores. Pense em todos os sons que você possa conhecer. Você já se perguntou como esses sons são processados por nós e que órgãos são usados para isso

Os ouvidos
Você tem dois ouvidos que te ajudam a escutar. Apenas um deles trabalhando sozinho não consegue fazer isso bem. Seu cérebro precisa comparar e contrastar ruídos, volume e o tempo dos sons dos dois ouvidos para que os sons tenham um sentido.

Conhecendo o ouvido

Cada um de seus ouvidos é formado por três partes:
Ouvido externo
Ouvido médio
Ouvido interno

O ouvido

O ouvido humano é constituído de três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.
O ouvido externo é constituído pela parte visível do ouvido, a pinna e o canal auditivo. As ondas sonoras são captadas e direcionadas para o canal auditivo.
A orelha média é um espaço aerado separado da orelha externa pelo tímpano. A orelha media possui os 3 menores ossos do corpo humano. Esses ossículos conectam o tímpano à orelha interna. O tímpano e os ossículos convertem o som em energia mecânica. A parte da orelha interna responsável pela audição é chamada de cóclea. Ela é repleta de fluídos e milhares de minúsculas fibras nervosas. A ação mecânica da cadeia ossicular cria um movimento no fluído que estimula as fibras nervosas. As fibras nervosas então, enviam impulsos elétricos para o nervo auditivo e para o cérebro, que interpreta esses impulsos como som.

Audição e ruído
A intensidade do som é medida em unidades chamadas decibéis, abreviação "dB". Uma unidade de decibel expressa a intensidade relativa do som de uma escala de zero a 120 dB, sendo que o número expressa o mínimo percebido (escutado). A fala normal está em torno de 60 a 65 dB. A imagem abaixo mostra a escala de sons em decibéis:


Quando um indivíduo é exposto a níveis sonoros intensos, as estruturas sensoriais do ouvido interno podem ser lesadas, causando perda auditiva induzida por ruído (PAIR).


Perda Auditiva Induzida por Ruído

Problemas de audição podem começar com estímulo contínuo de 85 dB de intensidade. Se você ouvir música alta em um show ou no seu MP3-player, por exemplo, você pode após isso, sentir que não está mais ouvindo bem como antes. Isso ocorre pois as células ciliadas do seu ouvido ficam temporariamente danificadas. Após um período de silêncio, elas se regeneram. Isso é chamado de Mudança Temporária de Limiar Auditivo (TTS).
Mas se você repetidamente passar por situações como essas, níveis extremos de stress auditivo, as células ciliadas podem ser severamente danificadas sem regeneração posterior. Isso é chamado de Mudança Permanente de Limiar Auditivo (PTS).
Ouvir a música muito alta em shows, discotecas ou com fones de ouvido pode ser realmente prejudicial a sua audição. A intensidade do som em um fone de ouvido, por exemplo, pode facilmente atingir 110-120 dB.
Pessoas que estão sujeitas a altos sons no trabalho também correm riscos. Trabalhadores de construções, indústrias, aeroportos e músicos devem usar EPIs (equipamentos de proteção individual).
O stress auditivo pode também causar zumbido. O zumbido pode ser em um ou nos dois ouvidos e de diferentes formas e níveis.
O mesmo dano auditivo pode também ser causado por barulhos fortes como de fogos de artifício.
O que você pode fazer?
A alternativa mais lógica é a prevenção. Assim, use protetor auricular!
Existem várias opções disponíveis no mercado, desde modelos mais comerciais como plugs de inserção na orelha como modelos personalizados.
Perda Auditiva

De todos os seus sentidos, provavelmente a audição é o seu mais importante órgão de comunicação. Mesmo enquanto você dorme, seus ouvidos continuam funcionando.
O processo de perda auditiva é lento e progressivo. Em geral, a família é quem nota os sintomas primeiro como ter que repetir as coisas mais de uma vez ou deixar o volume da televisão muito alto.
É importante que, assim que os sintomas aparecerem, você seja examinado por um especialista. Quanto mais tempo você esperar, mais difícil vai ficando para que você se acostume a usar um aparelho auditivo, pois seu ouvido pode não estar mais acostumado a ouvir sons de intensidade normal. Em outras palavras, o ouvido se esquece de como ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário