Entendendo a perda auditiva
A perda auditiva afeta um grande número de pessoas no mundo todo. E ela afeta de diversas maneiras. Com o tempo, a perda auditiva pode causar efeitos como ansiedade, depressão, isolamento social e solidão. Dessa forma, uma perda auditiva não tratada, além de um problema físico, pode também se tornar um problema psicológico. Por isso é tão importante buscar uma solução o mais rápido possível.
Se você possui perda auditiva, é importante saber que você não está sozinho. De fato, você é um entre 500 milhões de pessoas no mundo todo. Na maioria dos países, uma a cada seis pessoas possui algum grau de perda auditiva. Mas fique tranquilo, pois em 90% dos casos, um aparelho auditivo bem adaptado pode melhorar a comunicação das pessoas com perda auditiva. Esteja certo de que existe uma solução.
Sintomas da perda auditiva
Existem diferentes tipos de perda auditiva que podem acontecer em diferentes graus e por diferentes causas. Mas os sintomas da perda auditiva são basicamente os mesmos.
Se você desconfia que sua audição possa estar lesada, responder a essas perguntas é a melhor forma de começar:
Se você responder sim a qualquer uma das perguntas a seguir, existe chance de você possuir algum tipo de perda auditiva. Você deve procurar um médico otorrinolaringologista para uma avaliação adequada.
Tipos de perda auditiva
A perda auditiva pode ser de dois tipos ou de uma combinação deles:
Perda auditiva condutiva:
A Perda Auditiva Condutiva é resultante de doenças, as mais comuns são as infecções de ouvido (otites), que limitam a transmissão de som através do ouvido externo e do ouvido médio. Esse tipo de perda auditiva normalmente pode ser tratada com medicamento ou cirurgia. Em alguns casos o uso de aparelhos auditivos também é indicado e pode ser uma solução eficaz.
Perda auditiva sensório-neural:
A maioria dos casos de perda auditiva em adultos é sensório-neural. Esse tipo de perda auditiva afeta o ouvido interno ou as vias neurais. Nesse caso, o som é transmitido normalmente através do ouvido externo e ouvido médio, mas o ouvido interno apresenta menor eficiência na transmissão de sons, geralmente devido à redução ou dano às terminações nervosas dentro da cóclea. Isso leva a uma menor percepção da intensidade e qualidade do som. O resultado é uma deficiência em ouvir som e entender fala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário